quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Amizade por correspondência

Alguém aí já escreveu uma carta? 
Em época de internet, 
esse meio antigo de comunicação (as cartas)
ficou esquecido para os jovens de hoje, que 
usam a tecnologia para se comunicarem e cultivarem amizades.
 No entanto, tanta tecnologia e informação pode,  se má utilizada, 
atrapalhar ou distanciar as relações e as pessoas. Por tudo ser tão prático, rápido e instantâneo. Creio que a carta 'era' um meio exclusivo de comunicação. 

Tive amigos e amigas por correspondência. Trocávamos confidências e histórias a respeito de nossas vidas através das cartas. Era um meio diferente de se fazer amizades, pois se ficava a espera de uma resposta, uma carta, um postal, uma mensagem daquela pessoa via Correios. 


Tanto fiz amizades verdadeiras que fui conhecer uma delas, viajando e desbravando o Brasil. Eu em Porto Alegre, no extremo sul do país fui ao Piauí conhecer uma amiga querida e especial! E mais emocionante, fui de ônibus... mais de 2 dias percorrendo as estradas e "BR's" do Brasil mais de 4.000km de chão. Foi uma experiência incrível, que eu nunca me arrependi e faria tudo de novo.

Chegando lá na terra nordestina, a sensação era de que eu já fosse da família há anos. Minha amiga e sua família foram muito receptivos! Ríamos de um sotaque tão diferente uma da outra, das maneiras e palavras de se expressar. Me diverti muito! Será uma história que eu contarei para todos, inclusive meus futuros netos!
Eu no Porto das Barcas Piauí 2004 

Denise de jeans e eu - Piauí 2004

Outras amizades também fiz pelo Brasil por correspondência. Como Ceará, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Tive alguns amigos internacionais como Chile, Japão e Portugal. Era muito bom receber notícias de lugares tão distantes na época da adolescência. Com alguns deixei de me comunicar, com outros tenho contato pela internet. Mas o gostinho de receber uma carta era fantástico e especial.

Você já teve essa experiência? Comigo a vontade de escrever começou no início da adolescência, quando vi minha prima que estudava inglês na escola se corresponder com crianças de escolas americanas. Quando ela me mostrava as cartas em inglês e os postais, ficava fascinada! Comecei a escrever para endereços aqui do Brasil mesmo. Achava os endereços nas revistas de signos (nem sei se existe isso ainda) no final da década de 1990. No início da década de 2000 escrevia muito, sobre minha vida de adolescente, o que se passava na escola e outras coisas! Era uma troca, um desabafo, um entusiasmo a cada carta... porque não era apenas ler a história de uma pessoa com afinidades. Era também um feedback, uma terapia entre amigos, pois um apoiava o outro! A comunicação nessa época se dava mais com os amigos que a própria família, já que na adolescência estamos nos voltando para o grupo de iguais. Era um meio de ser entendido, compreendido, pois nos identificávamos com muitas coisas... músicas, livros, filmes e outras culturas.

Foi uma experiência ótima! Encontrei pessoas do bem e dispostas a amizades sinceras!
A todos que gostam de escrever é uma dica, se ainda existe pessoas dispostas a tal... indico que nesse mundo tão virtual, possamos nós abrir espaços para mais comunicação real, pessoal, exclusiva e com mais proximidade e sentido!

Aos meus amigos de correspondência fica meu apreço e carinho!

Ronise 




Nenhum comentário:

Postar um comentário