quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Amizade por correspondência

Alguém aí já escreveu uma carta? 
Em época de internet, 
esse meio antigo de comunicação (as cartas)
ficou esquecido para os jovens de hoje, que 
usam a tecnologia para se comunicarem e cultivarem amizades.
 No entanto, tanta tecnologia e informação pode,  se má utilizada, 
atrapalhar ou distanciar as relações e as pessoas. Por tudo ser tão prático, rápido e instantâneo. Creio que a carta 'era' um meio exclusivo de comunicação. 

Tive amigos e amigas por correspondência. Trocávamos confidências e histórias a respeito de nossas vidas através das cartas. Era um meio diferente de se fazer amizades, pois se ficava a espera de uma resposta, uma carta, um postal, uma mensagem daquela pessoa via Correios. 


Tanto fiz amizades verdadeiras que fui conhecer uma delas, viajando e desbravando o Brasil. Eu em Porto Alegre, no extremo sul do país fui ao Piauí conhecer uma amiga querida e especial! E mais emocionante, fui de ônibus... mais de 2 dias percorrendo as estradas e "BR's" do Brasil mais de 4.000km de chão. Foi uma experiência incrível, que eu nunca me arrependi e faria tudo de novo.

Chegando lá na terra nordestina, a sensação era de que eu já fosse da família há anos. Minha amiga e sua família foram muito receptivos! Ríamos de um sotaque tão diferente uma da outra, das maneiras e palavras de se expressar. Me diverti muito! Será uma história que eu contarei para todos, inclusive meus futuros netos!
Eu no Porto das Barcas Piauí 2004 

Denise de jeans e eu - Piauí 2004

Outras amizades também fiz pelo Brasil por correspondência. Como Ceará, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Tive alguns amigos internacionais como Chile, Japão e Portugal. Era muito bom receber notícias de lugares tão distantes na época da adolescência. Com alguns deixei de me comunicar, com outros tenho contato pela internet. Mas o gostinho de receber uma carta era fantástico e especial.

Você já teve essa experiência? Comigo a vontade de escrever começou no início da adolescência, quando vi minha prima que estudava inglês na escola se corresponder com crianças de escolas americanas. Quando ela me mostrava as cartas em inglês e os postais, ficava fascinada! Comecei a escrever para endereços aqui do Brasil mesmo. Achava os endereços nas revistas de signos (nem sei se existe isso ainda) no final da década de 1990. No início da década de 2000 escrevia muito, sobre minha vida de adolescente, o que se passava na escola e outras coisas! Era uma troca, um desabafo, um entusiasmo a cada carta... porque não era apenas ler a história de uma pessoa com afinidades. Era também um feedback, uma terapia entre amigos, pois um apoiava o outro! A comunicação nessa época se dava mais com os amigos que a própria família, já que na adolescência estamos nos voltando para o grupo de iguais. Era um meio de ser entendido, compreendido, pois nos identificávamos com muitas coisas... músicas, livros, filmes e outras culturas.

Foi uma experiência ótima! Encontrei pessoas do bem e dispostas a amizades sinceras!
A todos que gostam de escrever é uma dica, se ainda existe pessoas dispostas a tal... indico que nesse mundo tão virtual, possamos nós abrir espaços para mais comunicação real, pessoal, exclusiva e com mais proximidade e sentido!

Aos meus amigos de correspondência fica meu apreço e carinho!

Ronise 




Jogos on line - Site Coquetel

Olá pessoal, para exercitar o cérebro e passar um tempo agradável 
jogar palavras-cruzadas, labirinto, batalha naval é muito bom!

Recomendo esse site da Coquetel, http://coquetel.com.br/

Indo em "Jogos Coquetel" há 2 abas, uma para adulto e outra infantil, aí é só escolher o desafio de jogar e se divertir!

Suco natural trata sua pele



Suco Natural desintoxicante
Os Sucos Naturais são conhecidos pelos seus inúmeros benefícios ao nosso organismo, pela presença de vitaminas e minerais em sua composição, além de fibras.
Os sucos bons para pele são ricos em antioxidantes e contém ingredientes com ação anti-inflamatória.
Acne é uma doença da pele mais comum, tem maoir frequência na adolescência, quando os hormônios sexuais têm seus níveis elevados, mas pode ocorrer até na fase adulta.
É caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo, obstruindo o poro da pele, impedindo a saída de sebo pelo mesmo. O acúmulo de sebo libera algumas substâncias que irritam a pele, causando inflamação.
O maior triunfo deste suco de frutas e verduras que vem a seguir é: Conter propriedades regeneradoras, antiinflamatorias, antioxidante e reduzir a oleosidade da pele.
Suco para a beleza do rosto
O abacaxi contém substancias antiinflamatorias que atua diretamente na pele combatendo a acne e alergias, além disso, dá firmeza aos tecidos.
O pepino tem a fama de ser regenerador celular. Esse vegetal é diurético, rico em vitamina C, ácido fólico, ação antioxidante e auxilia na cicatrização.
Ingredientes
2 fatias de abacaxi
½ pepino, com casca
½ maça, sem sementes
Preparo
Passe pela centrifuga ou bata no liquidificar todos os ingredientes. Se necessário, adicione ¼ de copo de água.
Tomar suco natural, diariamente, é uma ótima forma de manter uma dieta balanceada e incluir vitaminas, minerais e fibars em sua alimentação e aumentar a ingestão de liquidos.
Para você que é diabético, manter essa rotina é melhor ainda, já que substituir suco de caixinha ou em pó (cheios de açúcar e sódio) é ideal para cuidar da sua saúde e do bem-estar. Mas atenção, apesar de ter baixo Indice Glicêmico e ser rico em fibras, o suco continua contendo carboidratos, portanto, sem exageros!
Quer coisa melhor do que se refrescar com um suco de abacaxi com pepino benéfico para sua saúde?
Fonte:  http://www.educacaoemdiabetes.com.br/ acessado em 05.09.2012

5 comidas que parecem muito saudáveis mas não são.

Carolina Vilaverde 4 de setembro de 2012
Na era da saúde, pega bem dizer que você não toma refrigerante, come barras de cereais todo dia e chocolate, só diet. Se você é desses, seu mundo está prestes a cair. É que tem muitos alimentos que são bem menos saudáveis do que imagina a nossa vã filosofia. Confira cinco exemplos na lista a seguir:
5. Misturas prontas para sopas
Mistura pronta para sopa não é saudável
Por que parece saudável?
Uma sopinha quente parece ser a melhor comida do mundo quando ficamos meio adoentados. Cozinhar legumes e ferver a água demora muito? Talvez as misturas prontas – as famosas sopas de ‘pozinho’ – resolvam o problema.
Por que não é?
Apesar da praticidade, as misturas de sopa têm gorduras e conservantes de sobra. E sódio. Muito sódio. Em alguns casos, uma única porção pode ultrapassar a quantidade diária recomendada do mineral. Como você pode imaginar, isso não é bom.
“A longo prazo, esse produtos podem causar problemas do coração, hipertensão e diversos tipos de câncer”, diz Lenycia Neri, diretora da Nutri4Life Consultoria em Nutrição. Não é de se admirar que órgãos como o Ministério de Saúde e a OMS tenham feito campanha contra as sopas de pozinho.
4. Ketchup
Ketchup não é saudável
Por que parece saudável?Há quem acredite que, por ser feito a partir de tomates, o ketchup não faça tanto mal assim. Afinal, tomate é um vegetal, né? Absurdo? Em 1981, a Secretaria de Agricultura dos EUA não achava. O órgão propôs que as escolas públicas americanas cortassem gastos com vegetais de verdade e os substituíssem pelo ketchup, bem mais barato. Uma polêmica parecida aconteceu em 2011, mas dessa vez o protagonista era a massa de tomate das pizzas. Sim, queriam convencer o mundo de que a massa de tomate das pizzas era um vegetal.
E por que não é?Sim, o ketchup vem do tomate – e herdou da fruta algumas coisas boas, como o licopeno, um poderoso antioxidante. Mas, por outro lado, as receitas exageram no nível de açúcar e sal para padronizar o sabor e estender o tempo de validade do produto. E você já sabe: açúcar e sal, em excesso, não fazem bem.
3. Chocolate Diet
Chocolate diet não é saudável
Por que parece saudável?
Basicamente, a lógica é que se o chocolate é diet, ele tem menos açúcar e, portanto, menos calorias. Saudável demais! Só que não.
E por que não é?
Os alimentos diet são aqueles em que há retirada de algum ingrediente da formulação, sendo o mais comum o açúcar. Mas isso não quer dizer que eles são necessariamente mais saudáveis. Com a retirada de um dos ingredientes, outro pode aparecer em maior quantidade para que o alimento não perca o sabor. No chocolate diet, retira-se o açúcar, mas a quantidade de gordura é maior que no chocolate tradicional. No fim das contas, neste caso o diet acaba tendo um valor calórico maior que o do tradicional. Vantagem zero (exceto se você não puder consumir açúcar, é claro).
Com os alimentos light, a coisa não é muito diferente. Normalmente, os alimentos light têm 25% menos gordura, sal ou açúcar que os comuns. O problema é que, segundo a nutricionista Camila Barreto, “a redução é em relação ao alimento tradicional”. Ou seja, mesmo reduzidas, essas quantidades podem ser maiores do que o que é recomendado.
2. Sucos de frutas
Suco de frutas nem sempre é saudável
Por que parece saudável?
Você sabe desde pequeno que frutas são saudáveis. Mas sucos são muito mais fáceis de carregar e não estragam se você esquecer a caixinha fechada na despensa por semanas. Afinal, é tudo a mesma coisa.
Por que não é?
O problema está na quantidade de açúcar na receita. Não faz diferença se for néctar, suco de caixinha ou suco em pó – todos podem ser ricos em açúcar, ter muitos conservantes e corantes e não ter todas as vitaminas encontradas na fruta. Aliás, até os sucos ditos ‘naturais’, ‘com 100% de fruta’ estão na lista negra. Um “suco natural” industrializado, por exemplo, pode ter até duas colheres de açúcar para cada 200 mililitros. Nosso corpo não é adaptado para suportar doses cavalares como essa o tempo todo. A produção de insulina, por exemplo, pode sobrecarregar e dar pau – e sem esse hormônio, que gerencia o processamento de acúcar no organismo, você se torna diabético. Ou seja, está na hora de voltar a frequentar o sacolão.
1. Barras de cereais
Barra de cereal nem sempre é saudável
Por que parece saudável?Tem pedaços de frutas, vitaminas, proteínas e muitos sabores para escolher. E as fibras fazem bem para o funcionamento do intestino.
Por que não é?
Existem barras de cereais saudáveis. Mas nem todas são. Os vilões você já conhece: o açúcar em excesso e a gordura saturada. Fica ainda pior quando você percebe que nem todas as barras têm fibras.
Da próxima vez, preste atenção nas informações nutricionais e na lista de ingredientes que estão na embalagem. Prefira sempre as barras com maior teor de fibras, menos gordura e mais frutas e grãos integrais. Além disso, outra dica é variar, comendo outros alimentos como lanches entre as refeições.

Consultoria:
 Lenycia Neri, nutricionista graduada pela USP e diretora da Nutri4Life Consultoria em Nutrição; Camila Capellette Barreto, aprimoranda de Nutrição Clínica – FSP/USP; Andrea Catalani, aprimoranda de Nutrição Clínica – FSP/USP.
Via Listverse

Alecrim

O alecrim é rico em cálcio, magnésio e potássio, fósforo e ferro, e uma pequena quantidade de zinco, cobre, manganês e selênio. Nas vitaminas, é ainda rico em vitamina A e C, tendo uma pequena quantidade de tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6 e folato. www.helpsaude.com

Carl Rogers


Antoine de Saint-Exupéry

Fonte: Facebook Friolândia

Mudança


Habilidade de ouvir - Flávio Gikovate


Por gostarem de aprender, os mais sábios mantêm seus cérebros "porosos", permeáveis a qualquer ideia nova que lhes pareça rica e promissora.

Os que buscam a sabedoria devem ficar atentos a tudo o que ouvem, venha de quem vier: quem sabe ouvir sempre pode "cruzar" com uma boa ideia.

Muita gente finge que ouve; porém, está mesmo é buscando argumentos para desqualificar o que está sendo dito: Perdem boa chance de aprender.

Quanto mais sábia for a pessoa, mais será capaz de se despojar de suas ideias e tentar ouvir o que diz o interlocutor com a máxima isenção.


Fonte: Facebook de Flávio Gikovate - 05.09.2012

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Benefícios dos grãos na saúde


Linhaça, feijão-branco e quinoa são aliados da dieta. De acordo com a médica Anna Bordini, com prática ortomolecular, os grãos completam uma dieta e podem auxiliar na diminuição do peso, além de prevenir outros problemas de saúde. São indicados para quem tem sobrepeso, obesidade, prisão de ventre, colesterol, celulites ou para quem está em busca de uma alimentação saudável.
Anna recomenda adicionar os grãos em frutas, saladas, iogurtes ou sopas. Uma colher de sopa em cada refeição já é suficiente. A seguir, conheça os benefícios de cada tipo de grão e confira dicas de como inclui-los na alimentação diária.
:: Linhaça
Rica em fibras, a linhaça pode ser encontrada na forma de grãos, óleo ou farinha. Ela regula o intestino, diminui a ansiedade e a inflamação em células de gordura.
— Uma das funcionalidades da linhaça é consumir bastante espaço no estômago e impedir que ele seja esvaziado rapidamente. Sem contar que as fibras existentes no grão também estimulam a produção de hormônios ligados à saciedade, que avisam ao cérebro que a barriga está cheia — comenta a médica.
A linhaça pode ser adicionada em frutas, sucos, iogurtes e até em refeições, sendo salpicada na comida. Antes de consumi-la, triture as sementes e guarde em potes de vidro bem fechados e conserve na geladeira durante três dias. Você pode também germinar as sementes, deixando-as de molho por 24 horas num recipiente com água. Em seguida, bata no liquidificador até formar um gel, que deve ser guardado na geladeira em um pote por até cinco dias. Este gel pode ser usado em sucos, vitaminas e sopas.
:: Quinoa
Fonte de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais, aminoácidos e cálcio, a quinoa é o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. É rico em fibras e ajuda no funcionamento intestinal, reduz a absorção de lipídeos, diminui os sintomas da TPM, é uma ótima fonte de vitaminas E, D e do complexo B. Os médicos permitem o uso diário deste grão, sendo duas colheres de sopa por dia.
A quinoa pode ser aproveitada na preparação de folhas refogadas, no mesmo processo de preparo de couve ou espinafre. O grão também pode ser cozido com o arroz e temperado em saladas, ou no preparo de sopas. A farinha da quinoa pode ser usada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca e biscoitos.
:: Chia
Semente mexicana que tem um sabor parecido com o de nozes, a chia pode ser encontrada em forma de grão, óleo ou farinha. A sua composição ajuda a perder até três quilos em dois dias. Além disso, controla a pressão, melhora o humor, auxilia no tratamento de câncer de mama, reduz diabetes e deixa a pele mais bonita.
Ela pode acompanhar os sucos ou, se preferir, a pessoa pode comer uma colher de sopa antes do almoço e outra antes do jantar. Mas atenção: o excesso desse grão pode provocar efeito contrário no organismo.
:: Feijão branco
O feijão branco tem uma proteína de reserva chamada de faseolamina. Quando ingerida, ela inibe a digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue e também ajuda a melhorar o aspecto da pele.
O ideal é consumir esse grão por meio de farinha. É recomendada uma ingestão por, no máximo, 30 a 40 dias, e de apenas uma colher de café antes do almoço, diluída em uma pequena quantidade de água. Isso porque o feijão cru tem toxinas, que, em grandes quantidades, podem ser prejudiciais à saúde. Ele também pode ser acrescentado em receitas de pães e no molho citronet especial para saladas, além da feijoada.
:: Amaranto
Cereal auxilia na perda de peso, reduz o nível de colesterol no sangue, rico em cálcio e fortalece os ossos. Além de combater o envelhecimento precoce da pele é uma fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais.
Os flocos de amaranto podem ser processados para transformá-lo em farinha, que pode substituir a farinha branca nas receitas, desde que respeitando o consumo de uma colher de sopa por dia, conforme recomenda Anna Bordini.
:: Painço
Da mesma família de grãos de arroz e milho, o painço contribui no processo digestivo, ajuda a manter a resistência dos ossos e age no controle de absorção de glicose. Ele pode ser consumido diariamente, na quantidade máxima de duas colheres de sopa.
Ele deve ser cozindo em água fervente e servido igual ao arroz. Preste atenção: o consumo exagerado pode causar diarreia e levar ao ganho de peso.
Fonte: Site do Jornal Zero Hora - Bem-estar 04.09.2012

A Psicoterapia vista em imagem para aqueles que tem motivação em mudar


Cora Coralina