segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Recicle o óleo usado


Catarse


O sentido da psicoterapia

Fonte: Livro Psicoterapias Abordagens Atuais
 Org. Volpato Cordioli, Cap.2 pág. 48

Casamento, filhos, emprego: veja dicas para enfrentar a crise dos 30 anos



Psicóloga dá dicas para enfrentar as dúvidas que costumam afligir mulheres nesta fase da vida

Casar, ter filhos, investir na carreira, fazer uma nova faculdade ou encarar aquela viagem longa que é adiada há anos? Por volta dos 30 a mulher se vê tendo que tomar uma série de decisões que irão impactar significativamente a sua vida. Os dois primeiros itens da listinha acima costumam afligir mais. A pressão da família, dos amigos e da própria pessoa consigo mesma pode desencadear quadros de ansiedade e até depressão.
- As mulheres sentem-se pressionadas em atender a expectativas da sociedade, que intitulou que aos 30 anos elas devem estar casadas, planejando ter filhos e com a carreira construída - explica a psicóloga Cynthia Boscovich.
Segundo Cynthia, uma das alternativas para evitar os conflitos é o autoconhecimento. 
A mulher precisa definir seus objetivos de vida e traçar estratégias a partir deles. Ela dá dicas para lidar com duas das pressões que costumam afligir nesta fase da vida.
Casamentos: esqueça esses paradigmas e não tenha pressa.
- É importante entrar em contato com o que espera para si mesma. Contudo, é preciso ter cuidado para não exagerar nas exigências e com isso estar fechada até para conhecer alguém que em um primeiro momento possa não ser interessante. Entretanto também, não é preciso casar com o primeiro que aparecer, é imprescindível esperar pelo momento certo para não cometer nenhum arrependimento depois - pondera a psicóloga.
Filhos: a mulher costuma se sentir angustiada porque a partir dos 30 inicia o processo de envelhecimento dos óvulos.
- A busca por um processo de análise ou psicoterapia pode ser muito importante nesse momento, pois o autoconhecimento permite entrar em contato com vários aspectos que até então não eram tão relevantes - comenta Cynthia.
A piscóloga Cynthia Boscovich também recomenda seguir cinco passos para driblar a crise dos 30 anos:
1. Não se julgue tanto: algumas mulheres sentem culpadas por não ter conseguido alcançar os seus objetivos. Pare de se culpar, isso não faz bem para você. Enfrente e aceite a sua realidade é a melhor maneira de seguir em frente e recuperar a autoestima.
2. Ainda dá tempo: o seu maior sonho é casar? Então, não fique parada, mexa-se em busca desse objetivo. Mas, não vale ficar obcecada, saia com suas amigas, esteja disponível para conhecer pessoas.
3. De repente 30: pergunte-se: O que você realmente quer para a sua vida neste momento? Avalie suas prioridades e veja se você está no caminho certo. Não tenha medo. Nem sempre o que é ideal para um é ideal para você também.
4. Ser mãe: ter filhos com 30 anos é ótimo, pois você já está madura para encarar as responsabilidades, além de, ainda ser jovem e aproveitar melhor o crescimento do seu filhote. Porém, você deve questionar antes se está preparada para mudar a sua vida totalmente e dedicá-la a uma criança que requer cuidados exclusivos ao nascer e que perduram por muito tempo.
5. Assuma que você é uma mulher: os homens não vão mais te olhar com uma “menina”, agora você é uma mulher e isso só conta a seu favor. Aproprie-se das suas qualidades, não tenha medo de se olhar no espelho. E lembre-se: Seja sempre confiante e aproveite os seus 30 anos.

Ingredientes para uma atitude positiva


Otimismo, entusiasmo, fé, integridade, valor, confiança, determinação, paciência, serenidade e foco. Estes são os dez ingredientes básicos de uma atitude positiva.
Frase extraída do livro: Sonhe, acredite...Conquiste!


Mandalas


"A coleção de mini livros Mandalas de Bolso vai agradar muito além da turma zen.
Com ilustrações de Nina Corbi, o Mandalas 5 tem formato de bolso e apresenta esses belos desenhos para serem coloridos.
A tradição diz que as mandalas simbolizam o ser humano e o universo e a proposta aqui é que colori-las ajuda na concentração, criatividade, além de ser  uma excelente forma de reequilíbrio mental e emocional.
Crenças à parte, é um ótimo motivo para tirar adultos e crianças de frente das mil telas a que somos expostos hoje em dia
( inclusive dessa que vos escreve)."
Onde encontrar: www.livropresente.com.br
Fonte: Blog A - Viviane Feitosa