domingo, 26 de agosto de 2012

VERDADES E MITOS SOBRE O PSICÓLOGO (Parte 1 de 2)


- O psicólogo é um médico que mexe com a cabeça das pessoas?

O Psicólogo não é um médico, nem mexe com a cabeça das pessoas. O Psicólogo pensa com as pessoas. É um Profissional de Saúde Mental que dispõem de métodos e técnicas científicas que possibilitam a avaliação psicológica e o acompanhamento psicoterapêutico. A situação terapêutica não requ

er uma relação de poder, mas antes de reciprocidade, onde o Psicólogo e o paciente unem esforços para delinearem um plano e objectivos terapêuticos.

A mudança na pessoa não acontece porque o”Psicólogo mexe com a cabeça” mas sim porque o processo terapêutico possibilita essa mudança.

- Quando e porque devo consultar um psicólogo?

Pode procurar um Psicólogo quando se depara perante problemas e dificuldades que não está a conseguir resolver ou ultrapassar. Também poderá procurar um Psicólogo simplesmente para fazer uma psicoterapia pessoal com o objectivo de auto-conhecimento e valorização pessoal. O Psicólogo é uma pessoa com formação para ajudá-lo nesta viagem de descoberta, resolução e encontro.

- Será que não poderia resolver os meus problemas sozinho?

Existe a ideia generalizada de que se consegue ultrapassar os problemas sozinho mas a verdade é que grande parte deles também não se originou sozinhos, nem de um dia para o outro. Por outro lado, quando vivencia um determinado problema, pode estar de tal modo envolvido que não consegue observar a situação de outra perspectiva, encontrar outros caminhos, ou perspectivar outras soluções. O Psicólogo oferece um auxílio especializado que decorre dos seus conhecimentos, instrumentos e técnicas e por isso é uma ajuda diferente daquela que é obtida através de amigos e familiares. O Psicólogo tem o papel de pensar em conjunto consigo, mostrar-lhe aquilo que ainda não se apercebeu, devolver-lhe uma compreensão do que se está a passar e encontrar formas de ultrapassar essa situação de desconforto.

- O que vão pensar os meus amigos ou familiares se eu procurar um psicólogo?

Cada vez mais se torna recorrente as pessoas procurarem um Psicólogo em algum momento das suas vidas. Mais do que aquilo que as outras pessoas vão pensar da sua decisão, o importante é que está a fazer algo por si, que reconheceu que precisa de ajuda e isso já um passo muito importante.

- Se eu procurar um psicólogo, as outras pessoas vão pensar que estou doente ou desequilibrado?

Não precisamos de estar doentes ou desequilibrados para procurar um Psicólogo, isso é apenas um mito. Um Psicólogo não é um médico, como tal não vê a pessoa sob a perspectiva de doença e por isso as pessoas que recorrem a uma consulta de psicologia também não são pessoas doentes ou desequilibradas.

- Vou pagar para ouvir conselhos?

Não, um Psicólogo não cobra nem dá conselhos, pois não é um conselheiro. O Psicólogo vai estabelecendo consigo associações acerca do que pensa, sente e vivencia, de forma a compreender a dinâmica do problema. Questiona-o muitas vezes. Clarifica-o nos momentos de dúvida e incerteza. Confronta-o quando é necessário. Reformula quando o seu pensamento parece estar preso e contaminado por ideias irrealistas, negativas ou redutoras. Tranquiliza-o nas horas de dor e de sofrimento. Estimula-o, caminhando consigo.

O Psicólogo amplifica o seu campo de visão, leva-o a escutar-se, mostra-lhe os vários caminhos, ajuda-o nas tomadas de decisão mas não decide por si. Acompanha-o e por vezes, vai mais à frente para preparar o terreno mas noutras alturas recua e incentiva-o a enfrentar os desafios, a conquistar os seus objectivos, a concretizar os seus sonhos, mas acima de tudo está ao seu lado para ajudá-lo a ser mais feliz.

- Tudo o que conto ao Psicólogo é confidencial?

Sim, tudo aquilo que se passa nas sessões de psicologia é estritamente confidencial. A confidencialidade faz parte das normas éticas do Psicólogo e é essencial para o decorrer do processo terapêutico.

Continua...

Fonte: http://psicologaclinica.blogs.sapo.pt/11090.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário